UOL

São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIOLOGIA

Equipe estudou Toxoplasma

Reprodução sem sexo faz sucesso de parasita

SALVADOR NOGUEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A reprodução por meio de sexo é considerada a forma mais vantajosa de propagar uma espécie. Mas para um certo parasita, o Toxoplasma gondii, foi a capacidade de infectar organismos por ingestão e então usar o velho método de duplicação por divisão celular que levou ao sucesso evolutivo.
E mais: esse sucesso é recente. As mudanças que aconteceram em seu genoma emergiram há apenas 10 mil anos -um piscar de olhos para o ritmo da evolução biológica. "Nossa descoberta levanta a possibilidade de que outros parasitas possam mudar seu modo de vida do mesmo jeito e então apresentar novas ameaças de infecção", diz David Sibley, principal autor da pesquisa, publicada hoje na "Science".
Pelo método de reprodução sexuada, o T. gondii só consegue vingar quando é ingerido por felinos. Ele procria no intestino do gato e é liberado pelas fezes, para então contaminar outros animais. Quando o hospedeiro não é um felino, o parasita só se reproduz assexuadamente. E, até 10 mil anos atrás, era incapaz de contaminar um desses bichos pela ingestão. Algumas poucas mudanças genéticas deram ao T. gondii essa versatilidade, abrindo as portas para usar praticamente todos os animais de sangue quente como vetores -inclusive o homem.
Estima-se que até 25% da população humana esteja contaminada. Mas só grávidas e pessoas com sistema imunológico deficiente adoecem. A infecção pode levar à cegueira e à morte dos fetos.
A descoberta do mecanismo que permite a infecção pode ajudar a eliminar o T. gondii da lista de parasitas do homem. "Estamos usando várias técnicas genéticas para identificar os genes que são responsáveis pela infecciosidade oral. Eles poderiam ser bons candidatos para vacinas ou outras estratégias de intervenção."

Texto Anterior: Biomedicina: Células-tronco enganam pesquisadores