São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIODIVERSIDADE

PF prende nove suspeitos de extração ilegal de corais

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

A Polícia Federal prendeu ontem pelo menos nove pessoas suspeitas de envolvimento em extração, comércio e exportação ilegais de fragmentos de recifes de coral brasileiros. As peças coletadas abasteciam o mercado nacional e internacional de ornamentação de aquários.
Na operação, batizada de Náutilus, também foram apreendidos 750 kg de blocos de corais em um depósito, na praia de Maria Farinha (PE). Os fragmentos foram devolvidos ao mar.
A ação envolveu cerca de 400 policiais em 11 Estados e no DF. Também foram realizadas buscas em empresas importadoras da Europa.
Segundo a PF, os corais eram coletados por mergulhadores, principalmente no litoral da Bahia e de Pernambuco. As peças eram enviadas para 23 empresas de oito Estados. A exportação se concentrava no Rio de Janeiro e em São Paulo e se destinava a comerciantes da Argentina, Canadá, Reino Unido, França, Holanda, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Itália, Grécia e Áustria. Ainda de acordo com a PF, os fragmentos eram repassados de Alemanha, Holanda e Dinamarca a outros países.
As investigações indicam que 36 toneladas de corais foram extraídas no ano passado. Desse total, 20 toneladas teriam sido exportadas. O comércio ilegal do produto vinha crescendo e, neste ano, a estimativa de coleta era de até 90 toneladas no Brasil.
Para burlar a fiscalização, os exportadores declaravam que a carga era de algas calcárias. A constância da atividade e as grandes quantidades vendidas, entretanto, chamaram a atenção do fisco.
No ano passado, uma remessa de uma tonelada foi submetida a exames. Os testes constataram que apenas 5% da carga era de algas.
Dos nove presos ontem, quatro são empresários e cinco, mergulhadores. A exploração dos recifes é crime ambiental. A punição chega a três anos de detenção.


Texto Anterior: Biologia: Universidade publica inéditos de Darwin
Próximo Texto: Soletrado: Co-descobridor da estrutura do DNA, recebe disco de computador com seu genoma seqüenciado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.