São Paulo, sexta-feira, 17 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PALEONTOLOGIA

Asteróide abriu caminho para dinossauros
Um asteróide pode ter causado a extinção dos dinossauros há 65 milhões de anos, mas um outro bólido celeste provavelmente foi responsável pela ascensão dessas criaturas gigantes que dominaram o planeta por 135 milhões de anos.
A descoberta é de cientistas nos EUA. Analisando fósseis e resíduos de pó de um raro metal encontrado em asteróides, os especialistas concluíram que um impacto destruiu a maioria das plantas e das criaturas crocodilianas que dominavam o mundo durante o Período Triássico.
O impacto abriu caminho para a era dos dinossauros no Jurássico, assim como a pancada mais famosa permitiu a evolução dos mamíferos como senhores do mundo animal.
"Nossa pesquisa adiciona à especulação de que houve um impacto de cometa ou asteróide há cerca de 200 milhões de anos, seguido rapidamente pela dominação crescente das populações de dinossauros do Período Jurássico", diz Dennis Kent, um geólogo da Universidade Rutgers em Nova Jersey (EUA).
Por falta de competição, os dinossauros evoluíram para os gigantes que todos conhecem. "Eles substituíram outros carnívoros que, na maioria das vezes, eram remotamente aparentados aos crocodilianos atuais", disse Paul Olsen, da Universidade Columbia (EUA), líder do estudo, relatado na "Science" (www.sciencemag.org). (DA REUTERS)



Texto Anterior: Panorâmica - Medicina: Grupo faz tecido de pulmão com células-tronco
Próximo Texto: Astronáutica: Nasa quer ter professores no espaço
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.