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Veículo já é desenvolvido desde 1990
FREE-LANCE PARA A FOLHA
A história dos carros solares
brasileiros começou em 1990,
quando Eduardo Bomeisel leu
um artigo sobre o carro vencedor
da primeira World Solar Challenge, na Austrália, a mais importante competição desse gênero. "Fiquei fascinado. Decidi criar um
daqueles", afirma.
Bomeisel, engenheiro elétrico
formado no ITA, chamou quatro
amigos de sua turma da faculdade
e começou a produzir o Banana
Enterprise. Quando o carro ficou
pronto, em 1993, eles competiram
na Austrália, mas não conseguiram completar a prova.
"Um componente eletrônico
quebrou. Foi um problema simples", diz Bomeisel. Ele afirma
que "o carro merecia essa segunda chance, em Atenas".
De 1993 até hoje o Brasil produziu outros dois carros solares. A
equipe original do Banana se dividiu em dois novos grupos. Foram
criados o Poli Solar e o Samba, e
ambos participaram da corrida
na Austrália em 1996. "O Samba
chegou em 14º lugar [de 46]",
conta Bomeisel.
O carro que vai para Atenas, o
Petrobras/USP Solar, embora
mantenha a estrutura do Banana,
é considerado um outro carro.
"Ele tem muito do antigo, mas é
remodelado. É como se fosse o
quarto carro brasileiro", afirma
Vinicius Rodrigues de Moraes,
coordenador da equipe.
O Brasil está fazendo um quinto
carro, o Clave de Sol, para competir na Austrália em 2005.
(UM)
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