São Paulo, quarta, 17 de dezembro de 1997.



Índice

CIÊNCIA
Sintomas indicam infecção por HIV antes de exame de sangue

RICARDO ZORZETTO
da Reportagem Local

Sintomas de febre, dores nas ar ticulações e suores noturnos, em pessoas com lesões genitais ou que tiveram relações sexuais sem proteção com prostitutas, podem indicar a contaminação pelo vírus HIV antes que exames de sangue possam mostrá-la.
Essa é a conclusão de um estudo da Universidade Johns Hopkins, dos EUA, e do Instituto Nacional de Pesquisa da Aids, da Índia, publicado hoje na revista da Associação Médica Americana.
"Esses sintomas aparecem em 70% dos pacientes duas ou três semanas depois da contaminação e indicam uma quantidade de vírus elevada no organismo", disse Caio Rosenthal, infectologista do Hospital Emílio Ribas.
O estudo confirma o resultado de pesquisas anteriores, segundo o infectologista David Lewi, da Universidade Federal de São Paulo. Os exames de sangue só detectam o vírus HIV entre um e dois meses após a contaminação.
Os dados da pesquisa "são um importante alerta" para médicos das regiões em que há grande incidência da Aids, segundo Lewi.
O estudo foi realizado na Índia, entre 1993 e 1996, com 3.874 pacientes, para descobrir que sintomas surgem enquanto não há resultado positivo.
Segundo Robert Bollinger, um dos autores do estudo, pessoas com dores recentes nas articulações têm risco seis vezes maior de estarem contaminadas. Entre os pacientes com suores noturnos, as chances de serem soropositivos eram nove vezes maiores.



Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.