São Paulo, quinta-feira, 18 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIOTECNOLOGIA

Equipe na Alemanha usa laser para injetar DNA em célula sem danificá-la
Se o carteiro resolvesse arrombar a porta toda vez que fosse entregar uma carta, ninguém ia gostar muito de receber correspondência. Assim era com as células, quando os cientistas queriam inserir um pedaço de DNA em seu núcleo. Mas a civilização chegou ao mundo celular: alguém resolveu ter a idéia de colocar a carta embaixo da porta.
Usando um laser precisamente ajustado, uma dupla de cientistas da Universidade de Jena, na Alemanha, conseguiu abrir a célula só o bastante para o DNA entrar, sem causar danos a nenhuma de suas superfícies.
Técnicas como a de microinjeção (uma agulha literalmente "arromba a porta" da célula e introduz o DNA) conseguem um desempenho tão bom quanto o do laser, mas às vezes podem causar danos e não servem para certos tipos de célula.
"Mostre-me uma célula e eu posso modificá-la", diz o biólogo indiano Uday Tirlapur, um dos autores da pesquisa, publicada hoje na revista "Nature". No experimento, a dupla introduziu um gene que codifica uma proteína fluorescente em células de roedores in vitro.
A técnica pode ser útil em aplicações de terapia gênica e de criação de organismos geneticamente modificados. (SALVADOR NOGUEIRA, DA REPORTAGEM LOCAL)

Texto Anterior: Panorâmica - Clima: Aquecimento global afeta hibernadores
Próximo Texto: Velho hábito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.