São Paulo, sexta-feira, 18 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ASTRONOMIA

Russos lançam telescópio espacial europeu para "caçar" buracos negros
Um foguete russo levou ontem ao espaço um novo telescópio espacial, especializado na observação de raios gama. O Integral foi construído por cientistas europeus e lançado a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão.
Apelidado de "caçador de buracos negros", o Integral faz parte de um esforço para estudar os fenômenos espaciais de maior energia, normalmente causados por astros como as supernovas (estrelas que consomem todo o seu combustível e explodem suas camadas exteriores), os buracos negros (objetos cuja gravidade é tão intensa que nem a luz pode escapar deles) e as estrelas de nêutrons.
Os instrumentos a bordo do satélite são capazes de detectar simultaneamente emissões de raios gama, raios X e luz visível (todas ondas eletromagnéticas, diferenciadas apenas pela quantidade de energia, sendo a luz visível a menos energética e os raios gama os mais poderosos).
O telescópio deve ajudar os astrônomos a descobrir, por exemplo, qual é a fonte das misteriosas explosões de raios gama, as mais poderosas rajadas de energia já observadas no Universo. (DA REDAÇÃO)



Texto Anterior: Artigo: Fraude põe ética científica em questão
Próximo Texto: Bioquímica: Estudo esclarece ação da proteína da vaca louca
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.