São Paulo, terça-feira, 18 de outubro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Qualidade dos resultados teve avaliação rigorosa

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para esse primeiro trabalho do PlanetHunter.org, os cientistas elegeram os dez principais candidatos elencados até agora, fazendo uma análise mais profunda, inclusive com observações adicionais feitas em solo.
Dos dez, sobraram três. Dois foram reportados agora, e um terceiro permanece sob análise, pois parece indicar a presença de um sistema com vários planetas ao redor da mesma estrela.
Ainda assim, os pesquisadores hesitam em cravar que os dois objetos são de fato planetas, por duas razões.
Há tantas coisas que podem afetar a observação de um trânsito que a única forma segura de confirmar que se trata mesmo de um planeta é fazer observações em solo para detectá-lo por meio de uma técnica alternativa.
A segunda razão é que os trânsitos observados também são compatíveis, embora a probabilidade seja baixíssima, com os produzidos por estrelas binárias (duplas).
De toda forma, os resultados validaram a estratégia do PlanetHunters.org, que se junta a uma miríade de projetos de ciência cidadã promovidos pela internet.

COMO PARTICIPAR
Basta acessar o site para começar a ter acesso aos gráficos de luminosidade. A equipe do PlanetHunter.org criou uma espécie de miniaula para ensinar os iniciantes. Também é possível participar de um fórum no site.
Usuários cadastrados têm acesso aos melhores gráficos e, em caso de alguma descoberta, são creditados. (SN)



Texto Anterior: Internautas ajudam a 'caçar' planetas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.