São Paulo, terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PALEONTOLOGIA

Supersapo podia comer ovo de dinossauro, diz cientista

DA REUTERS

Um sapo de 4,5 kg e 41 cm de comprimento que viveu há mais de 65 milhões de anos é o maior animal do tipo a ter existido. A descoberta de um fóssil do anfíbio em Madagascar foi anunciada ontem pelo paleontólogo David Krause, da Universidade de Stony Brook (EUA).
O sapo gigante foi batizado com o nome científico Beelzebufo ampinga, mistura de palavras em latim e grego antigo que quer dizer algo como "sapo diabólico de escudo", uma referência à carapaça protetora que o animal tinha na pele das costas.
Segundo Krause, o supersapo tinha uma mandíbula poderosa. "Não está fora de possibilidade que o Beelzebufo capturasse lagartos, mamíferos, sapos menores e talvez -considerando seu tamanho- até dinossauros dentro de ovos", disse o cientista, que publica um estudo sobre o sapo na edição de hoje da revista científica "PNAS" (www.pnas.org).

Texto Anterior: Inteligência: Evolução da cognição pode ser história perdida, diz biólogo