São Paulo, domingo, 19 de junho de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Por dentro do vulcão

Erupções como a do Puyehue, no Chile, já mudaram até o clima da Terra, ao criar a invernos vulcânicos; saiba como elas expelem cinza e gás na atmosfera

Quem se assustou com a nuvem de cinzas cuspida pela cadeia vulcânica chilena Puyehue-Cordón Caulle nas últimas semanas provavelmente deveria ser grato aos céus (ou melhor à Terra) por não ter vivido na Europa e nos EUA em 1815, o chamado "ano sem verão".
Nevascas e geadas em pleno verão devastaram colheitas e mataram centenas de milhares de pessoas de fome.
Isso tudo graças à poeira violentamente lançada na atmosfera pelo vulcão Tambora, na atual Indonésia.
Invernos vulcânicos, causados pelo bloqueio da radiação solar pelos dejetos dos vulcões em suspensão na atmosfera, mudaram a história mais de uma vez.
Há, inclusive, cientistas que levantam a ideia de que a extinção em massa dos dinossauros há cerca de 65 milhões de anos aconteceu por causa de uma sucessão devastadora de erupções vulcânicas por todo o planeta.
Antes mesmo dos dinossauros, as lavas também podem ter acabado com outras espécies de animais que viviam na Terra.
Ao mesmo tempo, os elementos trazidos das profundezas do planeta pelos cones fumegantes das erupções vulcânicas também acabam agindo como uma força geológica benévola, fertilizando a terra no longo prazo.
Entenda melhor o poderio dos vulcões do planeta Terra no infográfico abaixo.





Próximo Texto: Marcelo Gleiser: Agroglifos: mensagens ou fraude?
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.