São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

MICROBIOLOGIA
Limpeza demais pode gerar superbactéria
Os ingredientes bactericidas usados em sabonetes e detergentes podem proporcionar o crescimento de bactérias super-resistentes.
Seres humanos se esforçam para tornar o ambiente livre de bactérias que poderiam ser eliminadas simplesmente com uma lavagem mais vigorosa, afirmou Stuart Levy, microbiologista da Universidade Tufts (EUA), na Conferência Internacional sobre Doenças Infecciosas Emergentes.
"Lavar tudo o que tocamos com detergentes bactericidas e tomar antibióticos ao primeiro sinal de gripe pode perturbar o balanço natural dos microrganismos no ambiente", afirmou Levy. "Apenas as superbactérias acabam sobrevivendo."
O pesquisador disse que o uso de materiais de limpeza tradicionais, como sabão, água quente e álcool, é suficiente.
Ele revelou dados de uma pesquisa italiana que mostra que a exposição a bactérias é essencial para o desenvolvimento, em crianças, do sistema imunológico (de defesa). "Um bebê precisa ser exposto a microrganismos no primeiro ano de vida para desenvolver resistência a infecções", afirmou o cientista norte-americano. (DA REUTERS)


Texto Anterior: Oceano faz a Terra cambalear
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.