São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Texto Anterior | Índice

PSICOLOGIA

Crianças usam cérebro direito para ver cores

DA ASSOCIATED PRESS

Quando uma pessoa aprende o nome de uma cor, sua área cerebral que processa informações sobre objetos coloridos muda de lugar. Em estudo publicado ontem na revista "PNAS", cientistas mostraram que bebês usam o lado direito do cérebro para reconhecer cores, enquanto adultos o fazem no lado esquerdo.
Num experimento, os pesquisadores registraram essa mudança de fase em crianças pequenas que estavam aprendendo a falar. Os cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA), mediram quanto tempo cada voluntário levava para entender uma figura colorida que era apresentada em seu campo visual esquerdo ou direito. O lado em que as pessoas eram mais rápidas revelava o viés de "lateralidade" associado à aquisição da linguagem.
Segundo o estudo, isso acontece porque o discernimento de cores fica mais rápido quando o cérebro o processa em termos de categorias. O modo de ver muda mesmo numa tarefa sem atividade verbal.


Texto Anterior: Efeito estufa: "Demora não é opção", diz Obama sobre ação no clima
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.