São Paulo, terça-feira, 20 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPAÇO

Pesquisa teve mil entrevistados

Nos Estados Unidos, 61% rejeitam ir à Lua

DA REDAÇÃO

Três em cada cinco americanos se opõem ao projeto do presidente George W. Bush de levar homens à Lua, como uma forma de preparação para uma futura viagem a Marte, segundo pesquisa publicada na revista "Time", em parceria com a rede CNN.
Das 1.003 pessoas entrevistadas, 61% se declararam contra a iniciativa anunciada por Bush de reorganizar o programa espacial americano, com mais investimentos na agência espacial Nasa.
Até mesmo entre os afiliados ao Partido Republicano (de Bush), 48% se manifestaram contra o projeto de enviar novas missões tripuladas à Lua, com períodos longos de estadia na superfície. Outros 42% se mostraram a favor.
Bush, que disputará a reeleição em novembro próximo, havia anunciado na quarta-feira passada seu novo plano espacial, ação que foi qualificada por analistas como medida eleitoreira. A julgar pelo resultado da pesquisa, talvez não tenha o efeito esperado.
O programa espacial estava em crise desde a perda do ônibus espacial Columbia, em fevereiro do ano passado. A comissão de investigação concluiu que a Nasa carecia de uma visão de longo prazo para seus projetos.
Após uma ampla revisão do programa liderada pelo vice-presidente Dick Cheney, Bush decidiu instruir a agência espacial americana a enviar homens à Lua a partir de 2015, como preparação de missões humanas de exploração a Marte e outros planetas do Sistema Solar.
Para tanto, o presidente pediu um aumento no orçamento da Nasa de US$ 1 bilhão de dólares, durante os próximos cinco anos. Mais detalhes sobre o plano devem emergir quando Bush apresentar sua proposta formal de orçamento para 2005, que precisa ser aprovada pelo Congresso.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Neurologia: Sono sem sonhos consolida as memórias
Próximo Texto: Marte: Mars Express envia as primeiras imagens da superfície do planeta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.