São Paulo, terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPAÇO

Astrônomos pedirão à ONU um tratado contra asteróide

DO "INDEPENDENT"

As Nações Unidas em breve receberão um pedido para salvar a Terra -não de secas, guerras ou doenças, mas do cataclismo que se seguiria ao impacto de um asteróide.
Um grupo de ex-astronautas e astrônomos reunidos na AAAS, em San Francisco, afirma que há pelo menos um pedregulho celeste, Apófis, com chance (uma em 45 mil) de atingir a Terra num futuro próximo (2036).
A Associação dos Exploradores Espaciais deve passar os próximos dois anos se reunindo com diplomatas, astrônomos e engenheiros para elaborar uma estratégia para proteger a humanidade desse e de outros asteróides. Um rascunho de resolução deve ser submetido à ONU em 2009, diz o grupo.
"Você precisa agir quando as coisas parecem que vão acontecer -se você esperar para ter certeza será tarde demais", disse Russell Schweickart, astronauta da missão Apollo-9 (1969).
Apófis é um dos 127 objetos monitorados hoje pela Nasa que podem vir a acertar a Terra. Seu impacto varreria do mapa um país com a área da Inglaterra.


Texto Anterior: Pressão sobre IPCC foi "zero", diz sua líder
Próximo Texto: Medicina: Cacau pode evitar efeitos do envelhecimento no cérebro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.