São Paulo, Terça-feira, 20 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Revestimento de pílula pode evitar Aids

da "Reuters"

Uma substância considerada inerte, usada para revestir medicamentos e prolongar sua duração no sistema digestivo, pode ser a base de um creme contra doenças sexualmente transmissíveis, como Aids, herpes e gonorréia, segundo estudo publicado ontem na revista britânica "Biologicals".
O creme foi testado em ratos. Eliminou vírus e bactérias nocivos e preservou bactérias "saudáveis" da vagina, necessárias ao organismo. Além disso, não causou efeitos colaterais sérios.
A propriedade microbicida da substância, chamada acetato ftalato de celulose, foi descoberta num rastreamento de centenas de compostos químicos.
Apesar de não ter testado a substância "contra" espermatozóides, os autores do estudo, realizado no Laboratório de Virologia Bioquímica do Hemocentro de Nova York, dizem acreditar que ela seja contraceptiva.
Em conjunto com o Instituto Nacional do Câncer, dos EUA, eles estão trabalhando no desenvolvimento do creme.


Texto Anterior: Nasa lança hoje telescópio espacial
Próximo Texto: Manifestantes destroem transgênicos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.