São Paulo, terça-feira, 20 de agosto de 2002

Próximo Texto | Índice

MEDICINA

Imunização desenvolvida por equipe de co-descobridor do HIV faz macacos produzirem anticorpos contra o vírus

Estudo promete nova vacina contra Aids

MAGGIE FOX

Estudiosos da Aids disseram ontem ter desenvolvido uma vacina capaz, segundo eles, de fazer o que nenhuma outra fez até hoje: evitar que as pessoas sejam infectadas pelo vírus.
Até agora, o grupo do Instituto de Virologia da Universidade de Maryland só testou a imunização em macacos -todas as tentativas de produzir uma vacina contra o vírus da Aids têm falhado. Mas eles acham que a nova estratégia, baseada nos mecanismos que o vírus usa para aderir às células do sistema imunológico, é a melhor elaborada até agora.
"Em vários animais, incluindo os macacos, nós fomos capazes de gerar anticorpos neutralizantes que cobrem vários tipos de HIV", disse Robert Gallo, um dos descobridores do vírus da Aids e coordenador do novo estudo.
Produzir uma vacina anti-Aids é difícil porque o vírus se integra às células e porque ele ataca as próprias células imunológicas estimuladas pelas vacinas.
Embora dezenas de vacinas estejam hoje em estágios diversos de desenvolvimento, ninguém acredita que uma vacina realmente protetora tenha sido elaborada. No máximo, os médicos acreditam agora que essas vacinas possam simplesmente ajudar os indivíduos a viver mais tempo com o vírus, ou a reduzir o contágio.
Segundo Gallo, o problema com as vacinas atuais, baseadas numa proteína chamada gp120 (encontrada na superfície do HIV) é que elas só funcionam contra o tipo de vírus usado em laboratório. O HIV sofre mutações muito rápidas e a gp120 pode variar a ponto de frustrar a imunização.
A vacina do grupo de Gallo, descrita na revista americana "PNAS" (www.pnas.org), usou, além da gp120, os chamados receptores CD4, "fechaduras" moleculares para entrar na célula.
Testes em macacos mostraram que eles produziram anticorpos que, in vitro, neutralizaram as principais cepas do HIV (A, B, C, D e E). O próximo passo é testar os animais contra a infecção.

Próximo Texto: Panorâmica - Medicina: Nova estratégia pode imunizar contra malária