São Paulo, terça-feira, 20 de agosto de 2002

Texto Anterior | Índice

Missão a Plutão tem peças iguais

DA REPORTAGEM LOCAL

A perda da Contour não é ruim apenas para a equipe que trabalha no estudo de cometas. Seu fracasso pode ter implicações que vão até a órbita de Plutão. A sonda New Horizons, que deve ser a primeira a visitar o nono planeta do Sistema Solar, tem alguns sistemas em comum com a nave recém-perdida, o que levanta mais dúvidas sobre sua viabilidade.
A missão a Plutão é uma das mais polêmicas já concebidas. Ela começou nas mãos do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa), mas foi cancelada por sucessivos estouros no orçamento.
Por pressão da comunidade científica, a Nasa decidiu abrir a oportunidade para que outros laboratórios oferecessem um projeto alternativo, dentro do custo previsto. Quem faturou foi o APL da Universidade Johns Hopkins, o mesmo laboratório que estava desenvolvendo a Contour.
Nos últimos dois anos, a Nasa tem classificado a missão como ineficiente e tenta excluí-la de seu orçamento. Mas o Congresso americano, alinhado com a opinião pública e a comunidade científica, obriga a agência a manter o programa, providenciando a verba para mantê-lo. O lançamento está marcado para 2006.
A New Horizons tem em comum com a Contour todo o sistema de computadores, que faz o controle de vôo e administra as comunicações e o envio de informações à Terra. Como ninguém sabe o que aconteceu na Contour, é impossível descartar que esse sistema tenha falhado.
Pela falta de informações sobre o destino da Contour, os planos da sonda plutoniana ainda não sofreram alteração alguma. Mas é mais uma sombra que se lança sobre a já ameaçada missão.
A pressa para a realização do projeto se dá pela necessidade de atingir o planeta até 2020. Só assim será possível observar a atmosfera de Plutão antes de ela congelar, conforme o astro se afasta ainda mais do Sol. (SN)


Texto Anterior: Astronáutica: Perda de sonda abala estratégia da Nasa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.