São Paulo, sexta-feira, 20 de setembro de 2002

Texto Anterior | Índice

PANORÂMICA

AMBIENTE

FHC cria novas reservas florestais na Amazônia
O presidente Fernando Henrique Cardoso assinou ontem decretos criando duas reservas na Amazônia e ampliando uma terceira. As reservas criadas são a Floresta Nacional Jatuarana (AM), com 837 mil ha, e a reserva extrativista de Cazumbá-Iracema (AC), com 750 mil ha. A reserva de Uatumã (AM) teve sua área ampliada de 562 mil para 943 mil ha.

FÍSICA

Cético admite criação de anti-hidrogênio no Cern
O físico Gerald Gabrielse, da Universidade Harvard, admitiu ontem que um grupo rival conseguiu criar átomos de anti-hidrogênio no Cern, laboratório europeu de física de partículas. Ele havia manifestado ceticismo sobre o estudo, publicado ontem na "Nature".

COSMOLOGIA

Medição no pólo Sul traz apoio à teoria do Big Bang
Com a ajuda de um telescópio no pólo Sul, astrônomos mediram perturbações na radiação emitida cerca de 14 bilhões de anos atrás que reforçam a teoria sobre a origem e a evolução do Universo. A radiação analisada, parte da chamada radiação cósmica de fundo, foi emitida quando o cosmos tinha 400 mil anos de idade.

Texto Anterior: Arqueologia: Guatemala decifra um dos mais longos textos da civilização maia