São Paulo, sexta-feira, 20 de outubro de 2000

Próximo Texto | Índice

AIDS
Formulação desenvolvida nos EUA combate vírus depois da infecção; ainda não há previsão de testes em seres humanos
Vacina de DNA controla HIV em macacos

ISABEL GERHARDT

Pesquisa feita com macacos nos Estados Unidos revela que, com relação à Aids, uma vacina de DNA pode não ter papel preventivo, mas poderá se tornar um importante auxiliar no tratamento e no controle da epidemia. No estudo da Escola Médica de Harvard (EUA), os macacos que receberam a vacina permaneceram saudáveis depois de serem inoculados com o vírus HIV.
Não há previsão de quando essa vacina será testada em humanos. O trabalho sai hoje na revista "Science" (www.sciencemag.org).
"Embora a vacina não previna a infecção (pois existe um crescimento do número de partículas virais após a contaminação), ela controla a replicação do vírus e evita a imunodeficiência, a progressão da doença e a morte", disse à Folha Dan Barouch, o principal autor da pesquisa.
Os animais vacinados apresentaram níveis indetectáveis ou muito baixos do vírus, quando expostos a ele. Em compensação, metade dos animais que receberam uma vacina placebo (inócua, ou seja, sem o DNA) morreu após 140 dias da infecção com o vírus. A outra metade encontrava-se doente, com um número elevado de partículas virais.
A estratégia utilizada pelos cientistas envolveu, na verdade, três vacinas de DNA. Uma delas continha o gene que codifica uma proteína da capa do HIV. A outra, o gene de uma outra proteína da capa do SIV ("primo" do HIV, mas que só ataca macacos). E a última delas, o gene de uma proteína que estimula a produção de células de defesa do organismo.
Tantas vacinas têm várias razões de ser. Uma delas é que os cientistas, após vacinarem os animais, tinham de desafiá-los com um vírus quimérico, ou seja, um composto de HIV e SIV. A mistura se justifica porque o HIV não provoca a doença em macacos. Quem causa a moléstia é o SIV.

Modelo para o homem
Com esse expediente de incluir elementos de ambos os vírus na vacina, os cientistas tiveram por objetivo provocar a doença e, ao mesmo tempo, obter um modelo o mais semelhante possível ao do ser humano (ou seja, uma infecção pelo HIV).
A adição da terceira vacina, com o gene da interleucina-2, é "uma engenhoca muito bem-feita", segundo o médico Esper Kallás, do Laboratório de Imunologia do Departamento de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Ao ser incorporado pela célula, o gene da interleucina-2 ordena a produção da substância. Isso faz com que proliferem os linfócitos T (tipo de célula responsável pela destruição de células infectadas com o vírus) que estejam perto da célula transformada. "Com isso, aumenta o número de células capazes de reconhecer aquelas que contêm o vírus, aumentando a capacidade de resposta do organismo", explica Kallás.
"O efeito que eles tiveram nesse estudo é brilhante. Esse é um dos estudos que teve melhor imunogenicidade e proteção contra a infecção", diz o brasileiro.
Segundo Robert Siliciano, pesquisador da Universidade Johns Hopkins (EUA) que comenta o trabalho de Barouch na "Science", uma vacina desse tipo, se no futuro for utilizada em seres humanos, poderá controlar tão bem a contagem de partículas do HIV quanto o uso de antivirais -"com a vantagem de não apresentar os efeitos colaterais dessas drogas e ser muito mais barata", afirma Siliciano.
"Nos países de Terceiro Mundo, onde não existem condições de tratamento para toda a população, a vacina será um fator de controle da expansão da epidemia."
Em 1999, cerca de 5,4 milhões de pessoas foram infectadas com o HIV e 2,8 milhões morreram de Aids, segundo a OMS.

Próximo Texto: Existem mais de 60 vacinas contra Aids em estudo