UOL


São Paulo, sexta-feira, 21 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍTICA CIENTÍFICA

Ministro renova cooperação com a Argentina e estuda parceria em Alcântara
O ministro da Ciência e Tecnologia brasileiro, Roberto Amaral, viajou ontem à Argentina e renovará hoje todos os acordos de cooperação científica do país com o Brasil.
Os representantes dos dois países também discutirão novas propostas de cooperação conjunta. Entre as propostas, será analisado o uso pelo governo argentino da base de lançamento de Alcântara.
O ministro brasileiro diz que a intenção do governo é utilizar "ao máximo" os recursos da base espacial e, "na medida do possível", facilitar o acesso do governo argentino à base brasileira. Na primeira visita oficial ao país, Amaral levou também ao secretário de Ciência e Tecnologia argentino, Júlio Luna, o convite para que pesquisadores argentinos trabalhem em diversos laboratórios e centros de pesquisas brasileiros.
Brasil e Argentina já têm vários acordos de cooperação científica. Os dois países fundaram, em 1987, o Centro Brasileiro Argentino de Biotecnologia e discutem a criação de uma Rede Binacional de Proteoma -sequenciamento de proteínas.
Hoje, os dois representantes devem anunciar o resultado da visita, que inclui ainda a discussão sobre alimentos geneticamente modificados, tema em que os dois países têm posições muito diferentes -a maior parte da safra argentina de soja, por exemplo, já é transgênica, enquanto o governo brasileiro ainda estuda a liberação ou não do plantio desses cultivares.
(MARCELO BILLI, DE BUENOS AIRES)


Texto Anterior: Estrela cria lugar mais gelado do universo
Próximo Texto: Biotecnologia: Pesquisa está concentrada em quatro firmas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.