São Paulo, terça-feira, 21 de março de 2000

Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

ENVELHECIMENTO
Problema de visão ocorre no cérebro

da Redação

Mudanças na visão que ocorrem com o avanço da idade podem não estar ligadas só a problemas nos olhos. Um novo estudo publicado por cientistas norte-americanos indica que as células do córtex visual, no cérebro, também se degeneram com a idade.
O estudo, realizado por Audie Leventhal e colaboradores, da Faculdade de Medicina da Universidade de Utah, está na edição de abril da revista britânica "Nature Neuroscience".
Os autores apresentaram estímulos visuais a macacos novos e idosos (de 28 a 30 anos) e mediram as respostas de neurônios (células nervosas) individuais no córtex visual dos animais. Todos os macacos eram saudáveis, ou seja, não apresentavam doenças degenerativas no cérebro.
Os pesquisadores descobriram que os neurônios de macacos mais velhos reagiam com menor intensidade a estímulos visuais que exigiam a detecção da orientação de linhas nas imagens.
"Nossos resultados são a primeira evidência de que a ação de neurônios individuais do córtex visual nos primatas é degradada com a idade", escreveram os pesquisadores em seu estudo.

Texto Anterior: Saúde: Seguradoras podem usar teste genético