São Paulo, quinta-feira, 21 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro cartografa desertos de DNA

DO COLUNISTA DA FOLHA

Numa corrida pelo ouro, quem não dispõe de um mapa preciso do filão se contenta com um mostrando onde não vale a pena cavar -em especial se a corrida for num deserto. O mesmo vale para a corrida da genômica, em que um cientista pernambucano radicado nos EUA está se destacando como localizador de veios e oásis.
O dublê de biólogo e cartógrafo molecular é Marcelo de Aguiar Nóbrega, 32, que trabalha no Laboratório Lawrence Berkeley, na Califórnia. Seu nome é o primeiro na lista de cinco autores de outro trabalho importante sobre genética publicado na edição de hoje da revista britânica "Nature".
Nóbrega demonstrou, com a ajuda de camundongos geneticamente modificados, que certos desertos são de fato desertos.
Em genômica, a denominação de "deserto" é reservada para aquele um quarto a um terço do genoma humano que se encontra entremeado nos genes, compondo as chamadas regiões intergênicas. De um modo geral, eram incluídas na classe de "DNA-lixo".
Trabalhos anteriores do grupo do Berkeley, que é chefiado por Edward Rubin, haviam mostrado que esses desertos estão cheios de oásis: seqüências de DNA que não especificam proteínas, mas têm função. Por exemplo, trechos que funcionam como moduladores ("enhancers") de outros genes.
A identificação desses não-genes com função havia se tornado possível com a comparação dos genomas de várias espécies, como a humana, a dos camundongos e a de um baiacu. Ela revelou que há entre elas muitas seqüências de DNA conservadas, idênticas ou quase idênticas, fora dos genes.
Como em matéria de evolução a conservação é forte indicador de função, começou a corrida por essas seqüências. Mas a grande dificuldade é provar que um determinado trecho tem de fato função.

Homens, roedores e peixes
O grupo de Rubin e Nóbrega faz isso seguindo duas estratégias. Comparando primeiro os três genomas, selecionou nove regiões conservadas e provou que sete tinham função no desenvolvimento embrionário. Isso foi feito associando o trecho com uma seqüência de DNA que tinge de azul o tecido em que for ativada. Bastava dissecar os fetos de roedores para verificar onde isso acontecia.
Outra amostra de 15 regiões conservadas foi então escolhida, mas a partir da comparação dos genomas só de humanos e de camundongos. Como são espécies que divergiram há cerca de 70 milhões de anos (contra mais de 400 milhões no caso do baiacu), a chance de encontrar pepitas no deserto era menor.
De fato, só 1 dos 15 trechos escolhidos se demonstrou obviamente funcional. O passo seguinte foi mostrar com grau maior de confiança que eles não tinham mesmo função. A hipótese, aqui, é que os desertos só não se tornaram mais diferentes nas duas espécies por falta de tempo para as mutações, aleatórias, surtirem efeito.
O jeito foi usar a "força bruta". Sua equipe simplesmente apagou trechos inteiros de deserto, para ver o que acontecia. Se tivessem alguma função oculta, os camundongos seriam inviáveis.
Ocorre que os filhotes se desenvolveram normalmente e nasceram com boa saúde. Em alguns casos, as seqüências de DNA deletadas perfazem até 10% do cromossomo em que se localizavam. Os pesquisadores temiam que isso desestabilizasse o cromossomo, criando problemas para o roedor na hora de duplicá-los nas divisões celulares. Nada.
Conclusão: boa parte do genoma de mamíferos que se parece com lixo é lixo de verdade. Há trechos de seu enredo que estão ali só como enchimento. "Parece mesmo que o genoma é uma novela da Globo, e não um "Código da Vinci'", disse o pernambucano à revista "Pesquisa Fapesp" (revistapesquisa.fapesp.br), que traz neste mês reportagem sobre a pesquisa de Nóbrega. (ML)