São Paulo, Segunda-feira, 22 de Março de 1999
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Modelo matemático prevê gols no futebol

ROBERT MATTHEWS
da "New Scientist"

Você gostaria de ter uma previsão para o resultado do próximo jogo de seu time de futebol? Uma boa dica para quem deseja aprender a fazer esse tipo de previsão foi apresentada em fevereiro na Universidade de Gales, em Swansea, no Reino Unido
Em uma palestra promovida pela Sociedade Real de Estatística, Michael Robinson, pesquisador da Universidade de Surrey, falou sobre como a matemática é capaz de prever os resultados de partidas de futebol -e talvez possa até ajudar a lucrar com isso, às custas dos corretores de apostas esportivas, ou "bookmakers".
Muitos apostadores já desconfiavam que deve existir algum tipo de lei matemática que rege os resultados das partidas de futebol e que o placar provavelmente depende da correlação de forças entre os dois times.
Até agora, porém, as tentativas de esboçar essa lei em termos matemáticos têm sido bastante rudimentares.
Baseadas no que os estatísticos conhecem como modelos de Poisson, é possível avaliar o histórico de cada time na defesa e no ataque com base em seus resultados passados. A partir disso, um novo modelo prevê qual será o placar de uma partida específica.
Robinson e seu colaborador Mark Dixon, pesquisador da Universidade City, em Londres, analisaram 7.000 partidas entre times da liga inglesa de futebol.
Sua análise trouxe à tona algumas tendências sutis dos placares e permitiu que os dois pesquisadores desenvolvessem o modelo mais sofisticado criado até hoje para prever não apenas os resultados finais das partidas, mas também o placar em momentos diversos ao longo de cada disputa (leia texto nesta página).
Segundo Robinson, os dados que revelam os momentos da partida em que serão feitos gols não são aleatórios, como se supunha anteriormente. À medida que o jogo avança, aumenta a probabilidade de surgir mais gols.
"Talvez isso se deva ao fato de as defesas cometerem cada vez mais erros, na medida em que os jogadores vão se cansando", afirma Robinson.

Time da casa x visitante
Os dados obtidos pelos dois pesquisadores britânicos também sugerem que o ritmo em que são feitos os gols depende do placar em cada momento.
Se, por exemplo, uma equipe visitante estiver ganhando o jogo disputado com uma local, a tendência é que ambos os times façam mais gols, possivelmente porque o elenco da casa não quer decepcionar sua torcida.
Robinson e Dixon incorporaram esses fatores a um novo modelo matemático. Com a ajuda de um computador, determinaram, por estimativa, um número de variáveis para cada time que integra a liga inglesa, usando os resultados de metade das partidas analisadas.
Depois de estabelecer essas variáveis, eles testaram seu modelo, fazendo com que ele previsse os placares finais da outra metade das partidas.
Os resultados foram impressionantes. Os placares finais das partidas estavam situados dentro do conjunto de placares possíveis previsto pelo modelo.
Mas quem estiver pensando em ganhar dinheiro com o novo modelo fará bem em se apressar. Uma firma de apostas já iniciou negociações informais com Robinson e Dixon -com certeza para garantir que seus corretores possam continuar um passo à frente dos apostadores.


Tradução de Clara Allain


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