São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ZOOLOGIA

Pelos na asa de morcegos atuam como sensores de velocidade

DE SÃO PAULO - As habilidades de voo dos morcegos incluem um sensor de velocidade nas asas, aparato tão sofisticado quanto o que existe nos aviões modernos, indica pesquisa.
O estudo, conduzido por Susanne Sterbing-D'Angelo e seus colegas da Universidade de Maryland (Estados Unidos), descobriu isso após uma sessão de depilação dedicada aos morcegos das espécies Eptesicus fuscus e Carollia perspicillata, comedores de insetos e frutas, respectivamente.
A depilação dos bichos aconteceu porque a equipe havia detectado a grande sensibilidade dos pelos nas asas a lufadas de ar artificiais.
Quando os pelos eram estimulados pelo "vento", um conjunto de neurônios ligados à capacidade de posicionamento espacial dos bichos "acendia" no cérebro deles.
Depois que os pelos foram retirados, os bichos não acusavam mais esse estímulo.
E, ao serem treinados para voar em meio a um conjunto de obstáculos, os morcegos depilados acabam voando mais rápido e faziam curvas mais abertas dos que ainda tinham asas mais peludas, diz a pesquisa.
Isso seria sinal de que, sem os pelos, o voo dos bichos acabava ficando menos preciso.
O estudo está na revista científica americana "PNAS".

Texto Anterior: Observação de gelo por sonda data de 1970