UOL


São Paulo, sábado, 22 de novembro de 2003

Texto Anterior | Índice

VLS-1

Comissão deve encerrar trabalhos em 15 de dezembro

Relatório da investigação pode não ser público, diz Aeronáutica

SALVADOR NOGUEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A conclusão dos trabalhos da comissão da Aeronáutica que investiga o acidente com o VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites) já tem data marcada: 15 de dezembro. O que a Força Aérea ainda não sabe é dizer se o relatório final será público ou confidencial.
"Isso ainda deverá ser definido nos próximos dias", afirma o major Gustavo Krüger, do Cecomsaer (Centro de Comunicação Social da Aeronáutica). Hoje completam três meses desde o incêndio que matou 21 pessoas no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Também expira pela terceira vez o prazo dado à equipe comandada pelo brigadeiro-do-ar Marco Antonio Couto do Nascimento para apurar as causas do acidente.
Um novo pedido de prorrogação já foi feito pela comissão, e desta vez foram requisitados apenas 24 dias, estabelecendo a data de conclusão dos trabalhos.
A indecisão da Aeronáutica sobre tornar público ou não o relatório contrasta com o que ocorreu nas duas falhas anteriores do VLS, ocorridas no ar e sem vítimas em 1997 e 1999. Naquela ocasião, ambos foram divulgados.
Para ampliar o sucesso das investigações, a comissão foi dividida em quatro subcomissões, que se responsabilizaram por diferentes aspectos das circunstâncias que levaram à tragédia.
Na próxima segunda-feira, a subcomissão de operações -fundamental para estabelecer as falhas da campanha que antecedeu a catástrofe- deve apresentar seu relatório preliminar à comissão, em reunião considerada decisiva por vários engenheiros do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), órgão responsável pelo projeto do VLS.


Texto Anterior: Explosão boreal
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.