São Paulo, sexta-feira, 23 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARTE

Tensão cresce na Nasa com falta de dados da missão por mais de 24 horas

Jipe Spirit fica em silêncio

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de 17 dias sem problemas em Marte, o jipe Spirit resolveu tirar uma folga -passou mais de 24 horas em silêncio quase absoluto, sem enviar dados científicos ou de engenharia. É a primeira crise da até então "missão dos sonhos" da Nasa.
A pergunta que está na cabeça de todos no JPL (Laboratório de Propulsão a Jato), em Pasadena, Califórnia: será possível agora enviá-lo de volta ao trabalho?
Qualquer resposta seria precipitada. Os primeiros problemas de contato ocorreram quando uma das antenas usadas pela agência espacial americana para receber sinais de sua sonda, na Austrália, foi impedida de "ouvir" o Spirit pelo mau tempo. Mas, quando também falharam outras tentativas de receber dados, por meio das sondas Mars Global Surveyor e Mars Odyssey em órbita de Marte, os engenheiros da Nasa começaram a desconfiar que algo grave poderia ter ocorrido.
Ontem pela manhã, os técnicos transmitiram seu pacote usual de informações para o Spirit. O robô acusou o recebimento com um simples sinal, mas foi a última vez que se ouviu falar dele.
Novas tentativas de receber dados serão feitas, tanto por via direta, com radiotelescópios da Terra, como pelas sondas Global Surveyor e Odyssey. Mas o clima não era bom durante a entrevista coletiva de ontem, no JPL.
"Temos uma anomalia muito séria no veículo", disse Pete Theisinger, gerente do projeto dos Mars Exploration Rovers. Os engenheiros estão tentando descobrir o que há de errado, mas as hipóteses até agora levantadas fracassaram. Segundo Theisinger. nenhuma das falhas imaginadas e testadas explicou o silêncio.
Caso os problemas persistam, podem acabar levando ao final abrupto da missão do Spirit, originalmente projetada para durar 90 dias. Salvo uma nave soviética, nenhuma das outras três sondas que sobreviveram ao pouso em Marte sofreu dano que encerrasse prematuramente a missão.
Em meio à crise, as equipes do JPL se preparam para o pouso do jipe gêmeo Opportunity na região de Meridiani Planum.
A última manobra antes do pouso foi realizada com sucesso, e agora o grupo se prepara para uma agonizante travessia de seis minutos pela atmosfera marciana. O evento, pelo horário de Brasília, deve se dar nas primeiras horas do domingo. (SN)


Com agências internacionais

Texto Anterior: Prêmio: Governo do México destaca físico do CBPF
Próximo Texto: Hubble revela parceiros de Urano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.