São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 2006

Próximo Texto | Índice

Preocupação ambiental cresce devagar

Só 6% dos brasileiros listam problemas ecológicos entre os principais do país; desmatamento é item mais lembrado

Empresários, prefeituras e os próprios cidadãos são vistos como principais vilões ambientais em pesquisa realizada pelo Vox Populi

Carlos A. Rocha/Conservação Internacional
Sapo-arlequim colombiano (gênero Atelopus)


DA REDAÇÃO

A consciência ecológica do brasileiro está aumentando, mas os problemas ambientais do país ainda recebem pouca atenção por parte da população. Essa foi a conclusão de uma pesquisa realizada em março pelo Instituto Vox Populi e divulgada ontem pelo Ministério do Meio Ambiente.
O número de pessoas que não acreditava que o Brasil tivesse problemas ambientais caiu de 47% em 1992 para 14% em 2006. A porcentagem de pessoas que dizem não conhecer problemas ambientais no bairro em que residem também caiu, de 56% para 33%.
A degradação do ambiente foi identificada como um problema a resolver, mas apenas 6% das pessoas a colocaram na frente de males como desemprego, violência e serviços de saúde ruins, os três mais lembrados. Até mesmo a "falta de fé" ganhou mais atenção entre alguns entrevistados (12%).
Apesar de os números ainda serem tímidos, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, considerou "um dado muito positivo o fato de ter aumentado significativamente a conscientização dos brasileiros".
A destruição de florestas foi o problema ambiental mais lembrado pelos brasileiros, citado por 76% dos 2.200 entrevistados na pesquisa de 2006. A mudança climática foi citada por 43% das pessoas.
Apesar da melhora verificada, porém, os brasileiros continuam tendo uma idéia mais rural e florestal de ambiente, sem colocar questões urbanas na lista. Apesar de quatro dos dez piores problemas dos bairros habitados pelos participantes serem ambientais -tratamento de esgoto ruim, enchentes, falta de água tratada e acúmulo de lixo- eles não foram classificados como tal.
Na hora de apontar os responsáveis pela degradação do ambiente, os empresários foram os mais lembrados, seguidos de governos municipais e dos próprios cidadãos.
Ao se questionar sobre como contribuir no dia-a-dia para melhorar a situação ambiental local e global, as medidas mais lembradas foram a reciclagem de lixo (78%), a economia de água (68%) e a redução do consumo de eletricidade (51%).


NA INTERNET - Leia os resultados completos da pesquisa no site do Ministério do Meio Ambiente www.mma.gov.br


Próximo Texto: Patente cerceada: Brasil faz lista com nomes de planta para evitar pirataria
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.