São Paulo, quinta, 23 de julho de 1998

Texto Anterior | Índice

O ELEITO
Shepard, 74, foi o 2º homem a entrar em órbita
Morre o primeiro astronauta dos EUA

das agências internacionais

Alan Shepard, o primeiro norte-americano no espaço e 1 dos 12 astronautas que pisaram na Lua, morreu na terça-feira à noite, aos 74 anos, de leucemia.
Segundo informe da Nasa (agência espacial dos EUA), Shepard estava internado no Hospital Community, próximo de Monterey, na Califórnia.
Em 5 de maio de 1961, Shepard realizou o primeiro vôo suborbital norte-americano, a uma altitude de 185 km, a bordo da cápsula espacial Friendship 7.
O vôo durou 15 minutos, sendo que, por apenas cinco minutos, Shepard esteve no espaço.
A missão aconteceu 23 dias após o soviético Iuri Gagárin ter se tornado o primeiro homem a ir ao espaço. Em janeiro de 1971, como comandante da missão Apollo 14, Shepard foi o quinto homem a pisar na Lua.
A história de Shepard e dos outros seis primeiros astronautas escolhidos pela Nasa foi contada por Tom Wolfe no livro "Os Eleitos" ("The Right Stuff") e no filme com o mesmo nome de Philip Kaufman (EUA, 1983).
Shepard nasceu em 18 de novembro de 1923. Trabalhou como chefe do Departamento de Astronautas da Nasa até se aposentar, em 1974. Era casado e pai de duas filhas.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.