São Paulo, quarta-feira, 24 de março de 2004

Texto Anterior | Índice

MEDICINA

Estudos questionam regeneração do coração feita por células-tronco adultas
Células-tronco adultas, que já estão sendo utilizadas em tratamentos experimentais contra problemas cardíacos, podem não ser capazes de se transformar em células do coração, como os cientistas imaginavam.
O alerta partiu de estudos com camundongos, mas poderia significar que mais testes sejam necessários antes de continuar o tratamento em humanos.
Dois grupos de cientistas americanos, liderados por Loren Field, da Universidade de Indiana, e Leora Balsam, da Universidade Stanford, retiraram células-tronco, que teoricamente poderiam assumir a função de diversos tecidos, da medula óssea dos roedores. Elas foram marcadas quimicamente e reimplantadas no coração dos animais, e seu paradeiro foi rastreado pelos pesquisadores.
Eles verificaram que as células sobreviveram, mas não se transformaram em músculo cardíaco. Mesmo assim, os roedores tiveram uma melhora no bombeamento de sangue. A hipótese é que as células estariam induzindo a formação de vasos sangüíneos. (DA REUTERS)