São Paulo, Sábado, 24 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisador identifica mapa lunar de 5.000 anos na Irlanda

Divulgação
Desenho da superfície lunar (em preto), superposto a mapa do satélite


DANIELA SANDLER
da Reportagem Local

Um pesquisador canadense diz ter identificado o mais antigo mapa da lua, desenhado há cerca de 5.000 anos por uma tribo do período neolítico que viveu perto de Dublin, na Irlanda.
Segundo Philip Stooke, da Universidade de Western Ontario, os traços dos desenhos, esculpidos em pedra, correspondem a mares da Lua e a linhas de seu relevo.
Além disso, há uma série de desenhos similares ao primeiro, em orientações diferentes.
Stooke afirma que eles representam a rotação que o relevo lunar parece descrever durante a noite, na trajetória percorrida pela Lua ao cruzar o céu.
Segundo o pesquisador, o mapa lunar mais antigo, antes de sua descoberta, havia sido desenhado por Leonardo da Vinci, no século 16. "Pensei que deveria haver um mapa anterior", disse Stooke à Folha, por telefone.
O pesquisador contou que, para chegar aos mapas irlandeses, pesquisou centenas, "talvez milhares", de reproduções de desenhos -de pinturas em cavernas a figuras em túmulos egípcios.
"Assim que vi o desenho, tive certeza de que era a Lua", disse ele. "Mas ainda tinha de convencer os outros." Para ele, a coincidência das linhas e a representação da rotação aparente da Lua confirmam sua descoberta.
Além disso, ele disse que, em determinados dias do ano, a Lua ilumina os mapas gravados na pedra.
Os desenhos foram achados em passagens construídas em pedra no sítio arqueológico de Knowth.
Para Stooke, os mapas encontrados revelam que os seus autores eram "pessoas sofisticadas, que se comportavam como cientistas".
Stooke não visitou o sítio arqueológico para fazer sua descoberta. Baseou-se no trabalho de outros pesquisadores, que escavaram o lugar há cerca de 30 anos.


Texto Anterior: MG tem crânio de 12 mil anos
Próximo Texto: Ressonância pode detectar Alzheimer
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.