São Paulo, Sábado, 24 de Julho de 1999
Próximo Texto | Índice

CIÊNCIA
Proteína direciona células no cérebro

da Redação

Um estudo descobriu que uma proteína produzida pelo corpo é capaz de "guiar" células dentro do cérebro, fazendo com que migrem de uma área para outra.
Uma das aplicações potenciais dessa descoberta é o controle da migração -que poderia, por exemplo, corrigir os danos provocados por doenças degenerativas como o mal de Alzheimer.
O "guia" -a proteína Slit- funciona repelindo as células, como se as estivesse enxotando.
Sua propriedade guiadora foi descoberta por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis, nos EUA. O estudo que relata a descoberta foi publicado na revista "Nature" desta semana.
"Essa é a primeira demonstração de uma molécula que orienta a migração dos neurônios", disse Yi Rao, um dos pesquisadores.
"Ela poderia ser utilizada para controlar a migração indesejada de células de tumor ou para levar células terapêuticas a regiões específicas do cérebro em pacientes portadores do mal de Parkinson ou de Alzheimer."
Nessas doenças, células do cérebro se deterioram, perdendo sua função original e causando sintomas como tremores (Parkinson) e confusão mental (Alzheimer).
Um tratamento potencialmente eficaz seria o transplante de neurônios -a substituição das células doentes por células em estado perfeito.
Segundo Rao, é isso o que sua pesquisa pode tornar possível. "Você não poderia injetar neurônios na parte certa do cérebro sem danificar outras células. Mas talvez você pudesse injetá-los em uma parte menos vulnerável e usar a Slit para fazê-los chegar à área correta."

O caminho das células
Os cientistas estudaram o bulbo olfatório (área do cérebro responsável pelo olfato) de ratos.
Durante as duas primeiras semanas após o nascimento, o bulbo olfatório continua recebendo neurônios "jovens" (em estágio inicial de desenvolvimento) da área na qual são originados, chamada zona subventricular.
Os cientistas fizeram experiências com pedaços de cérebro contendo essas áreas.
Observaram, por exemplo, as células percorrendo o caminho entre o bulbo e a zona subventricular, "acuadas" pela Slit.
O estudo destaca que a migração celular é crucial em vários processos, como a formação do coração e das veias e o desenvolvimento muscular.

Próximo Texto: Pesquisador é afastado por fraudar dados