São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 2002

Texto Anterior | Índice

PANORÂMICA

PESQUISA

Rio +10 serviu à ciência, diz conselho
Cientistas de vários países se reúnem a partir de hoje no Rio para a 27ª Assembléia Geral do ICSU (Conselho Internacional para a Ciência) com uma visão otimista do papel da pesquisa na formulação e aplicação de políticas na área de desenvolvimento sustentável.
Apesar do desapontamento da comunidade internacional com os resultados políticos da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +10), que aconteceu em Johannesburgo, a presidente eleita da entidade, Jane Lubchenco, e o diretor-executivo, Thomas Rosswall, dizem que a conferência foi mais proveitosa para os cientistas do que a Eco-92.
"A conferência me deixou otimista quanto ao papel da ciência nos próximos dez anos na resolução de problemas ambientais", disse Rosswall.
No encontro, que acontece nesta semana no Rio, os cientistas discutirão ações efetivas para fazer com que o conhecimento produzido na área acadêmica chegue o mais rápido possível aos governantes.(DA SUCURSAL DO RIO)

GENÔMICA

Empresa britânica promete genoma personalizado
Um dia de prazo e uma quantia de US$ 1.000 é o que a companhia britânica Solexa pretende pedir por um genoma personalizado, capaz de fornecer às pessoas informações sobre sua predisposição a doenças. Já o cientista Craig Venter, um dos líderes do sequenciamento do DNA humano, estaria vendendo genomas personalizados a milionários por US$ 712 mil, diz a rede BBC.


Texto Anterior: Evolução: Estudo aumenta distância entre os genes de homem e chimpanzé
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.