São Paulo, sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Concessões vão adotar sistema, diz diretor do SFB

DA REDAÇÃO

O diretor do SFB (Serviço Florestal Brasileiro), Tasso Azevedo, disse que é preciso tomar os dados do estudo do Imazon com um grão de sal. "As imagens que eles usaram foram adquiridas antes de o Ibama cancelar quase todos os planos de manejo da Amazônia em 2003. Portanto, não refletem o que seria apto ou não apto."
Feita a ressalva Azevedo se diz empolgado com a nova técnica, que, segundo ele, será adotada já no distrito florestal da região da BR-163. "O mais importante é que a ferramenta pode ser usada. Ao contrário do que se dizia antes, é possível monitorar a exploração madeireira por satélite."
Segundo o diretor, 80% do trabalho de fiscalização das concessões será feito por satélite, com uma metodologia que está sendo desenvolvida por Inpe, Imazon e Museu Goeldi. "Não haverá uma concessão antes de ter esse sistema funcionando, senão a gente vai ficar que nem barata tonta atrás de caminhão de madeira." (CA)


Texto Anterior: Sistema vê madeira irregular do espaço
Próximo Texto: Espaço: Cosmonauta joga golfe em caminhada espacial na ISS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.