São Paulo, terça, 24 de novembro de 1998

Texto Anterior | Índice

Pesquisa liga atividade do cérebro à falta de atenção

GUSTAVO HENRIQUE RUFFO
da Reportagem Local

Cientistas da Universidade Stanford, nos EUA, anunciaram ter descoberto diferenças no funcionamento do cérebro de crianças com problemas de atenção.
Esse resultado poderá ajudar no diagnóstico e no tratamento do TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), que afeta de 3% a 7% das crianças dos EUA e traz dificuldades de aprendizado, geralmente associadas à atividade excessiva.
O estudo, publicado hoje pela revista "Proceedings of the National Academy of Sciences", se baseou em imagens tomográficas dos cérebros de 16 meninos entre 8 e 13 anos, dos quais 10 com TDAH.
Nesses dez meninos, ao contrário dos demais, foi constatada maior atividade cerebral no hipotálamo (região do cérebro que regula o sono e a temperatura corporal) após eles tomarem uma droga que atenua os efeitos do TDAH.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.