São Paulo, terça-feira, 25 de maio de 2010

Texto Anterior | Índice

Testosterona torna mulheres ingênuas mais desconfiadas

Hormônio masculino ajudaria a proteger as pessoas em ambientes muito competitivos

STEVE CONNOR
DO "INDEPENDENT"

Doses do hormônio masculino testosterona podem fazer com que pessoas normalmente ingênuas, capazes de confiar em desconhecidos, tornem-se mais desconfiadas, revela novo estudo.
A testosterona é produzida por ambos os sexos, embora a quantidade presente nas mulheres seja muito menor. A substância está ligada à agressividade e ao comportamento competitivo.
Os pesquisadores descobriram que, quando a testosterona é administrada numa dose pequena e única a voluntárias, a confiança que elas têm em relação a estranhos diminui -mas só se elas já tiverem tendência a confiar nos outros.
Segundo Jack van Honk, da Universidade da Cidade do Cabo (África do Sul), os achados sugerem que a testosterona gera desconfiança em indivíduos mais ingênuos como forma de protegê-los contra comportamentos enganadores num mundo muito competitivo.
Ele aponta que a substância pode ter um efeito oposto ao da oxitocina, o chamado "hormônio do amor", produzido, por exemplo, em mulheres durante o parto. A oxitocina promove elos sociais e confiança entre indivíduos.
O estudo, que está na revista científica "PNAS", testou um grupo de 24 jovens, perguntando a elas se tendiam a confiar numa galeria fotográfica de estranhos.
Após uma primeira rodada de perguntas, elas receberam uma pequena dose de testosterona debaixo da língua e tiveram de reavaliar as fotos.
O efeito apareceu apenas nas mulheres que tendiam a confiar muito nas pessoas das fotos. Honk especula que o achado pode inspirar tratamentos para quem confia demais nos outros.


Texto Anterior: Economia em crise derrubou desmate
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.