São Paulo, sábado, 25 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ASTRONOMIA

Evento envolveu dois aglomerados localizados a 800 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Hidra

Astrônomos flagram megatrombada entre galáxias

ESA
Sequência de imagens mostra o momento de colisão de aglomerados com mil e 300 galáxias; o choque é um dos mais violentos já registrados

DA REUTERS

Se você acha que a Terra é uma bagunça, observe a constelação de Hidra, onde astrônomos fotografaram dois grandes aglomerados de galáxias batendo um no outro, em uma das maiores colisões do tipo já registradas.
O choque cósmico não representa perigo para a Terra, pois ocorreu a cerca de 800 milhões de anos-luz (um ano-luz corresponde a aproximadamente 10 trilhões de quilômetros). Mas a Via Láctea pode estar rumo a uma colisão similar em alguns bilhões de anos, dizem os cientistas da Universidade do Havaí (EUA), que participaram da observação.
O maior dos dois aglomerados contém mil galáxias, enquanto o menor tem 300 ou mais. A Via Láctea não pertence a um desses megagrupos de galáxias, mas é vizinha de um, que tem um tamanho similar ao menor dos envolvidos na colisão em Hidra.
Os astrônomos compararam a colisão galáctica ao choque de duas frentes climáticas fortes na Terra. "A previsão do tempo cósmico de hoje mostra uma tempestade, que é um dos objetos mais maciços do Universo", brincou Patrick Henry, líder da equipe internacional que realizou a observação. "A previsão, em longo prazo, é de tempo calmo pelos próximos 7 bilhões de anos."
Há décadas, os astrônomos sabem que os dois aglomerados se movimentam. Henry e seus colegas afirmam que eles eram objetos separados há 300 milhões de anos, quando iniciaram a aproximação resultante na pancada.
O evento forneceu os melhores dados coletados sobre colisões do gênero, e podem ajudar na compreensão das galáxias. As informações foram obtidas no telescópio espacial XMM-Newton, da Agência Espacial Européia.


Texto Anterior: Vacina de DNA combate vírus de câncer
Próximo Texto: Amazônia: Banco Mundial aprova US$ 30 mi para expandir soja em Mato Grosso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.