São Paulo, domingo, 26 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cientistas se fantasiam para ajudar pandas

DE SÃO PAULO

Para os pesquisadores do Centro de Conservação e Pesquisa do Panda Gigante Hetaoping, na China, vale tudo para proteger os raros filhotes da espécie, inclusive usar uma pesada fantasia peluda.
Para não acostumar os pandinhas à presença humana, os cientistas fingem "fazer parte da família" e só entram em contato com os filhotes quando estão vestidos de panda.
Embora as fantasias não sejam lá muito convincentes aos olhos humanos, os biólogos do centro garantem que elas são eficazes.
Segundo eles, quando os pandas não têm contato com o homem, há maior facilidade para fugir, pois os animais tendem a se assustar mais rápido.
Tamanho esforço por parte dos cientistas é justificável. Além de seriamente ameaçada de extinção, a espécie tem muitas dificuldades para conseguir se reproduzir.
A China ampliou suas ações para protegê-los. Estima-se que menos de 1.600 pandas gigantes ainda vivam na natureza. Outros cerca de 280 animais vivem em zoológicos espalhados por todo o mundo. (GM)


Texto Anterior: Pesquisadores fazem tudo pela ciência
Próximo Texto: Marcelo Gleiser: Papai Noel e Pousos Lunares
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.