São Paulo, quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Costa do Peru tem construção de 5.500 anos

El Comercio/Associated Press
Arqueólogos trabalham na praça encontrada em Sechín Bajo

DA ASSOCIATED PRESS

Cientistas anunciaram ontem ter descoberto a mais antiga construção do Peru: uma praça cerimonial de até 5.500 anos de idade próxima ao litoral.
A edificação, encontrada por uma equipe liderada pelo alemão Peter Fuchs, da Universidade de Berlim, é uma arena circular rebaixada, construída com pedras e argila. A praça foi achada no sítio arqueológico de Sechín Bajo, no sopé dos Andes, 330 km a noroeste de Lima. Desde 1992, Fuchs escavava o local em colaboração com arqueólogos peruanos.
Segundo o alemão, a praça servia como um espaço para ritos sociais nos quais pessoas compartilhavam "pensamentos sobre o mundo, o lugar delas nele e a imagem que tinham do mundo e de si".
Ao lado da praça, os pesquisadores descobriram um friso de argila no qual há o desenho de um carrasco "de pé e com braços abertos, segurando uma faca ritual em uma mão e uma cabeça humana em outra", relata Fuchs.

Texto Anterior: Catálogo virtual reúne a vida de 30 mil espécies