UOL


São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ANTROPOLOGIA

Neandertal teria dedo melhor que o humano
France Presse/Nature
Reconstrução eletrônica de indicador e polegar neandertal


O polegar dos neandertais, hominídeos que dominaram a Europa até a chegada dos homens modernos há 40 mil anos, pode ter sido mais flexível que o do próprio Homo sapiens e tinha a mesma eficiência para criar ferramentas -sinal de que essa não foi a causa da extinção deles.
É o que diz Wesley Niewoehner, da Universidade Estadual da Califórnia, com base numa reconstrução eletrônica da mão de um Homo neanderthalensis. "A base do polegar deles era chata, o que poderia torná-los mais flexíveis que os nossos", diz o antropólogo. "Mas, como não temos os músculos preservados, não dá para ter certeza disso."
Niewoehner e seus colaboradores fizeram um molde dos ossos do polegar e do indicador de um neandertal e os digitalizaram, usando depois um programa de computador para simular seu funcionamento.
A análise sugere que os neandertais não tinham limitações físicas que os separassem da humanidade moderna, e teriam sido capazes de criar e manipular instrumentos complexos. "Devemos tentar entender o desaparecimento deles com base em outras motivos, como um grau menor de versatilidade cultural".
(FREE-LANCE PARA A FOLHA)


Texto Anterior: Saúde: Pneumonia misteriosa chega a 1.323 casos
Próximo Texto: Biotecnologia: Empresa de cientistas vai melhorar cana-de-açúcar
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.