São Paulo, domingo, 28 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

em breve

Física
Pesquisadores do Laboratório Nacional de Brookhaven (EUA) usaram um acelerador de partículas para quebrar os núcleos de dois átomos de ouro, produzindo a matéria mais densa já criada em um experimento -um "bolo" de partículas superpesadas comprimidas num espaço ínfimo. Os resultados ajudarão a entender como teria sido a matéria momentos depois do Big Bang, a explosão que teria dado origem ao Universo.

Tecnologia
A capacidade do rádio de enviar informação acaba de ser triplicada. Uma equipe dos Bell-Labs, laboratórios da empresa Lucent Technologies (EUA), descobriu um meio de "empacotar" três sinais de rádio em uma única frequência. O conceito abre portas para a ampliação de serviços digitais sem fio, como o acesso remoto à Internet, e para maior confiabilidade da tecnologia de celulares. O estudo saiu na revista "Nature".

Saúde
Os efeitos desagradáveis causados pelas mudanças de fuso horário após longas viagens de avião -o chamado "jet lag"- podem ser atenuados com uma simples mudança de horário das refeições, propõem pesquisadores do Japão, dos EUA e da Noruega. Segundo eles, o viajante precisa se preparar alguns dias antes, adequando seus hábitos alimentares aos horários de seu destino. O trabalho foi publicado na revista "Science".

Paleontologia
628 págs. R$ 50,00
Ismar de Souza Carvalho (editor). Editora Interciência (av. Presidente Vargas, 435, Rio de Janeiro, RJ, tel. 0/ xx/21/ 242-2861)
O livro, redigido por 37 especialistas, é a primeira obra em português a abordar de forma compreensiva a história geológica da vida.


Texto Anterior: + ciência: Física em todas as direções
Próximo Texto: Micro/Macro - Marcelo Gleiser: O retorno da quinta essência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.