São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 2008

Texto Anterior | Índice

EM ÓRBITA

Foguete russo lança satélite para verificar sistema Galileo

DA REDAÇÃO

Um foguete espacial russo colocou em órbita ontem o segundo satélite do sistema Galileo, chamado Giove-B, que verificará a tecnologia necessária para o êxito do sistema europeu de navegação por satélite.
O foguete Soyuz foi lançado a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, às 4h26 de domingo no horário local (ou 19h16 de sábado no horário de Brasília).
Segundo a Agência Espacial Européia, o lançamento representa uma "etapa decisiva" do programa, idealizado para concorrer com o norte-americano GPS (sistema de posicionamento global).
O satélite foi desenvolvido por cientistas franceses, italianos, espanhóis, alemães e britânicos. O Giove-B substituirá o Giove-A, lançado em dezembro de 2005 também numa missão de testes.
A viabilidade do sistema europeu é colocada em dúvida em razão da posição dominante dos Estados Unidos com o GPS e de projetos similares da China e Rússia.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Foco: Zoológico de São Paulo reproduz em cativeiro espécie rara de macaco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.