São Paulo, quinta-feira, 28 de julho de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Primeira ave é apenas dino com penas, afirma pesquisa chinesa

Estudo pode mudar posição evolutiva do fóssil 'Archaeopteryx'

Xing Lida e Liu Yi/Divulgação
Concepção artística do dinossauro chinês "Xiaotingia zhengi"

DO EDITOR DE CIÊNCIA E SAÚDE

Querem derrubar o célebre fóssil Archaeopteryx do poleiro que ele ocupa lá se vão 150 anos. Pesquisadores chineses defendem que o bicho não é o "pai" das aves, como se acredita, mas apenas uma espécie de dinossauro penoso.
O líder do grupo que defende a ideia na edição de hoje da revista científica "Nature" é Xing Xu, provavelmente o maior especialista em dinos emplumados do planeta.
Paleontólogo da Academia Chinesa de Ciências, Xu já descreveu dezenas de fósseis espetaculares, cujas penas estão preservadas graças a condições geológicas muito especiais. Na "Nature", ele e seus colegas apresentam mais um desses bichos, o pequeno Xiaotingia zhengi, de 155 milhões de anos e peso estimado de apenas 800 g.
A questão é que a criatura possui um conjunto de características morfológicas (como as patas da frente, ou "asas", longas e robustas) muito parecidas com as do suposto pai das aves. Tem também a mesma idade do Archaeopteryx --ambos são bichos do fim do período Jurássico.
Quando Xu e seus colegas usaram um programa de computador para saber onde o novo animal se posiciona na árvore genealógica de dinossauros e aves --método comum nessa área de pesquisa--, eles viram que não só o bicho foi considerado dinossauro como também sua presença "puxou" o Archaeo-pteryx para o lado dos dinos.
Isso significa que o Archaeopteryx pertenceria ao grupo mais geral de dinossauros emplumados, que inclui o famoso o Velociraptor, e não ao conjunto em que estão as aves "verdadeiras". (RJL)


Texto Anterior: Restrição não faz sentido, afirma ex-colega
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.