São Paulo, Sábado, 28 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Índice

Nasa anuncia descoberta de gota de água em meteorito

das agências internacionais

Uma gotícula de água foi encontrada em um meteorito pela primeira vez, segundo cientistas da Nasa (agência espacial dos EUA). A pesquisa sobre a descoberta está descrita na edição de ontem da revista "Science".
A água estava presa em cristais azuis, cuja análise revelou serem sal-gema. A cor diferente deve-se ao bombardeio de radiação que a rocha sofreu por 4,5 bilhões de anos, sua idade estimada.
Os cristais de sal só puderam ser encontrados porque o meteorito -cuja massa é de apenas 1.250 gramas- foi entregue a um laboratório apenas dois dias depois de cair em Mohanas, oeste do Texas, em 22 de março de 1998.
Ao examinar os cristais em microscópios, os cientistas acharam pequenas lacunas que continham minúsculas bolhas. Análises posteriores mostraram que havia mínimas quantidades de água salgada nessas lacunas.
É a primeira vez que água extraterrestre chega ao planeta, segundo os cientistas. Em 1980, um anúncio do mesmo tipo foi desmentido, pois verificou-se que as amostras do meteorito foram contaminadas por um líquido usado no laboratório.
O próximo passo dos pesquisadores será identificar os isótopos -átomos que possuem mesmo número atômico, mas diferentes números de massa- de hidrogênio e de oxigênio que as amostras contêm.
"O objetivo é determinar a procedência dessa água", diz Michael Zolensky, cientista do Centro Espacial Johnson em Houston, Texas. "Queremos ver se a água é interestelar ou se surgiu no Sistema Solar."
Uma das hipóteses para a origem dessa água é uma colisão com uma "bola de neve cósmica". As análises deverão levar cerca de um ano, devido ao tamanho microscópico da gota.

Texto Anterior: Tripulantes deixam Mir e voltam à Terra