UOL


São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ASTROFÍSICA

Sistema fica na Argentina

Observatório detecta raio cósmico em estéreo

DA REDAÇÃO

Pela primeira vez um grupo de pesquisadores conseguiu observar um raio cósmico de alta energia simultaneamente pelos detectores de superfície e por telescópios de fluorescência. Aconteceu no Observatório Pierre Auger, um projeto que envolve 14 países, inclusive o Brasil. O equipamento está sendo instalado na região de Pampa Amarilla, 400 km ao sul de Mendoza, na Argentina.
O observatório atualmente está com cem de seus detectores instalados. Quando estiver concluído, terá 1.600 desses dispositivos. Ele é o primeiro no mundo a conseguir analisar os raios cósmicos a partir de dois instrumentos diferentes. Os dados podem ser correlacionados para tentar decifrar um dos maiores mistérios da astrofísica: o que gera os famosos disparos de raios gama, as explosões mais poderosas do Universo?
Acredita-se que esses eventos ultra-energéticos de curta duração estejam ligados com a explosão de supernovas (geradas pelo colapso de estrelas maciças), mas os detalhes por trás desse processo ainda não estão muito claros.


Texto Anterior: Política científica: Astronomia brasileira chega à 1ª divisão
Próximo Texto: Panorâmica - Medicina: Nova droga ataca vírus da hepatite C
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.