São Paulo, domingo, 28 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Johannes Kepler, por Hawking

Se alguma vez já se tivesse dado um prêmio para a pessoa na história que mais tivesse se dedicado à busca da precisão absoluta, o astrônomo alemão Johannes Kepler provavelmente teria sido o vencedor.
Kepler era tão obcecado com medidas que até calculou seu próprio período de gestação com precisão de minutos -224 dias, 9 horas, 53 minutos. Então, não é nenhuma surpresa que ele tenha produzido as tabelas astronômicas mais exatas do seu tempo, levando à aceitação da teoria do sistema planetário centrado no Sol.
Como Copérnico, Kepler era um homem profundamente religioso. Via seu estudo como um cumprimento do seu dever cristão de entender o próprio universo que Deus criou. Mas, diferente de Copérnico, a vida de Kepler foi tudo menos tranqüila e sem contraste. Sempre com pouco dinheiro, Kepler muitas vezes recorria à publicação de horóscopos que, ironicamente, lhe deram notoriedade quando suas previsões provavam ser precisas.


Texto Anterior: "Harmonias do Mundo", Livros 1 a 5
Próximo Texto: Newton: O tempo é absoluto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.