São Paulo, domingo, 28 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EINSTEIN

Princípio da relatividade

Exemplos deste tipo, junto com tentativas malsucedidas em descobrir qualquer movimento da Terra relativo ao "meio luminoso" (Lichtmedium), sugerem que os fenômenos eletrodinâmicos, assim como os mecânicos, não possuem nenhuma propriedade relativa à idéia de repouso absoluto. Ao contrário, eles sugerem que, como já foi mostrado em primeira aproximação, as leis da eletrodinâmica e da óptica são válidas em todos os sistemas referenciais para os quais as leis da mecânica são válidas.
Nós vamos elevar esta conjectura (cujo conteúdo será chamado de agora em diante de "princípio da relatividade") à categoria de postulado, e também vamos introduzir outro postulado, o qual é apenas aparentemente contraditório com o anterior, que a luz sempre se propaga com a mesma velocidade c no vácuo, a qual é independente do movimento da fonte.


Texto Anterior: Isaac Newton, por Hawking
Próximo Texto: "Sobre a Eletrodinâ-mica dos Corpos em Movimento"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.