São Paulo, quinta-feira, 29 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPAÇO

Ela voa na 3ª missão tripulada

China terá astronauta feminina para 2005

CLÁUDIA TREVISAN
DE PEQUIM

Depois de se tornar no ano passado o terceiro país a enviar uma missão tripulada para o espaço, igualando os feitos da Rússia e dos Estados Unidos, a China anunciou que recrutará em 2005 a sua primeira astronauta.
Candidatas para o posto serão selecionadas entre estudantes da escola secundária, segundo declaração de Huang Chunping, diretor do programa de missões espaciais tripuladas, à agência oficial de notícias Xinhua.
A escolhida seria treinada primeiro como piloto de aviões, para depois ser formada como piloto de espaçonaves.
Huang também confirmou que a China enviará nova missão tripulada para o espaço no próximo ano. A viagem terá duração de cinco dias e será realizada por dois astronautas.
No ano passado, Yang Liwei pilotou sozinho a espaçonave Shenzhou-5 (Nave Divina-5), que durante 21 horas circundou a Terra 14 vezes. A missão de 2005 será realizada na espaçonave Shenzhou-6, que já está sendo preparada, segundo Huang.
A astronauta faria parte da terceira missão tripulada do país, na Shenzhou-7, que será lançada em data ainda não definida.
Segundo Huang, a China também tem planos de construir um laboratório espacial e uma estação espacial, em 2010 e 2015, respectivamente. Até o momento, não há projeto para uma ida tripulada à Lua.


Texto Anterior: Nasa deve cortar verbas de projeto
Próximo Texto: Panorâmica - Zoologia: Esquilos usam "sussurros" ultra-sônicos para alerta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.