São Paulo, sábado, 29 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

"Cético" do aquecimento global recebe dinheiro de termelétrica

DA REDAÇÃO


Usinas termelétricas estão financiando as pesquisas de um dos poucos cientistas climáticos que ainda duvidam do papel da ação humana no aquecimento global.
O crítico desse atual consenso, Patrick J. Michaels, é professor de ciências ambientais da Universidade da Virgínia (EUA) e climatólogo oficial desse Estado americano. No ano passado, Michaels disse a homens de negócios da Europa e dos Estados Unidos que estava ficando sem dinheiro para continuar a analisar as pesquisas de outros cientistas sobre mudança climática.
Depois desse pedido, a Intermountain Rural Electric Association, termelétrica de Sedalia, no Colorado, doou a Michaels US$ 100 mil. Stanley Lewandowski Jr., diretor-geral da empresa, anunciou que outra empresa planejava uma contribuição de US$ 50 mil e que uma terceira pretendia contribuir com as pesquisas no ano que vem.
"Não podemos deixar que a discussão seja monopolizada pelos alarmistas", disse Lewandowski numa carta a outras termelétricas, escrita no último dia 17. Hoje, é consenso entre os cientistas que o aquecimento global é causado principalmente pela queima de combustíveis fósseis (como carvão mineral e petróleo) feita pelo homem.
Lewandowski e Michaels, que tem doutorado em climatologia ecológica pela Universidade de Wisconsin, reconhecem abertamente as doações e dizem não ver problemas nelas. Mas alguns ambientalistas afirmam que se trata de um claro conflito de interesses. "Esse é um caso clássico de indústrias comprando ciência para apoiar suas pretensões antiambiente", afirmou Frank O'Donnell, presidente do grupo Clean Air Watch.
Michaels escreve colunas em jornais e tem um livro chamado "Meltdown" ("derretimento"), onde expõe suas teses sobre a "distorção" do aquecimento global.


Texto Anterior: Foco: Stephen Hawking ataca George W. Bush e defende pesquisas com embriões
Próximo Texto: Biodiversidade: Conselho isenta cientistas de burocracia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.