UOL


São Paulo, segunda-feira, 29 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Índice

PANORÂMICA

ESPAÇO-1

Beagle-2 terá a sua penúltima chance amanhã
Falhou ontem nova tentativa de captar com um radiotelescópio da Universidade Stanford (EUA) sinais da sonda britânica Beagle-2, que chegou ao solo de Marte no dia de Natal e desde então tem permanecido em silêncio. A próxima data crucial será amanhã, quando a sonda entrará automaticamente num "modo de busca", transmitindo de modo contínuo sinais de rádio que possam ser captados por naves em órbita do planeta.
A última esperança dos cientistas é o dia 4 de janeiro, quando a nave-mãe da Beagle-2 -a sonda européia Mars Express- estará em posição de captar seus sinais de rádio.
No próximo domingo, a Mars Express completará sua até agora bem-sucedida entrada na órbita de Marte, alcançando uma rota polar. Ela estava ontem a 188 mil km de distância do planeta, orbitando-o sobre o Equador. Amanhã, seus motores serão ligados para conduzi-la a uma órbita sobre os pólos, na qual poderá fazer um levantamento completo de Marte com câmeras e radares capazes de detectar água no subsolo.
O plano é diminuir gradualmente a altitude dessa órbita polar. Em 4 de janeiro, a nave deve estar a 200 ou 250 km da superfície, o que facilitaria a captação de sinais da Beagle-2.

ESPAÇO-2

China e Europa lançam hoje a nave Explorer-1
Será lançada hoje a primeira de duas naves Explorer de uma missão conjunta da China e da União Européia, voltada para o estudo das partículas magnetizadas e eletricamente carregadas emitidas pelo Sol que atingem a Terra. A primeira nave da missão Estrela Dupla, Explorer-1, será lançada de Xichang, no sul da China.



Texto Anterior: Frase
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.