São Paulo, segunda-feira, 30 de abril de 2007

Texto Anterior | Índice

Holanda quer barreira verde para biodiesel

DA ASSOCIATED PRESS

O governo holandês está propondo a criação de um sistema de certificação ambiental para o comércio internacional de biocombustíveis. O mecanismo -que seria de adoção voluntária- funcionaria fora da alçada da OMC (Organização Mundial do Comércio) e seria uma forma de evitar que a tentativa de substituir combustíveis fósseis para combater o aquecimento global não seja um tiro pela culatra.
Com a demanda de etanol e biodiesel, cresce a pressão na Ásia para abertura de novas áreas para dendê, enquanto na Amazônia as ameaças são a soja e a cana-de-açúcar.
Como o desmatamento também emite gases causadores do efeito estufa, a Holanda propõe critérios ambientais para avaliar se um exportador não está derrubando mata para plantar. O sistema de certificação também pode estabelecer que o produto não gaste energia demais para ser produzido.


Texto Anterior: Economista critica gado na Amazônia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.